O deputado e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, considera que uma possível elevação de impostos sobre as pessoas mais ricas para compensar a isenção de imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil “precisa ser bem aceita”. Ele participou de um painel do evento Outliers, promovido pelo InfoMoney, em São Paulo, nesta quinta-feira (6).
“Nada que envolva aumento, mesmo que para setores específicos, é bem aceito”, afirmou Rossi. Ele acredita que os novos presidentes das casas legislativas, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), além dos principais líderes do Congresso, têm uma postura de buscar compensação.
Na visão de Rossi, o Congresso adotou uma postura mais reformista desde o governo do ex-presidente Michel Temer e está disposto a votar o projeto de isenção, desde que existam as compensações necessárias.
“É claro que o presidente Lula colocou como proposta de campanha inclusive aumentar a isenção do imposto de renda para R$ 5 mil, que será a proposta do Ministério da Fazenda”, disse. “O que não podemos perder é a mão no equilíbrio fiscal.”

