Cortes de Trump ameaçam investigações de supostos crimes de guerra da Rússia

O que está em jogo são seis projetos financiados pelos EUA., de acordo com um documento ucraniano visto pela Reuters

NOTÍCIAS RECENTESMUNDO

2/10/2025

O congelamento de financiamento estrangeiro imposto pelo governo Trump começou a impactar um esforço global para responsabilizar a Rússia por alegados crimes de guerra na Ucrânia, conforme revelado por oito fontes e um documento ucraniano acessado pela Reuters. O bloqueio resultou na suspensão de dezenas de postos de trabalho e na interrupção de dezenas de milhões de dólares em ajuda.

Desde a invasão de Moscou em fevereiro de 2022, a Ucrânia iniciou mais de 140.000 investigações sobre crimes de guerra, um conflito que resultou na morte de dezenas de milhares, na destruição de grandes áreas do país e em profundas cicatrizes físicas e psicológicas devido à ocupação. A Rússia, por sua vez, rejeita consistentemente as acusações de que suas forças tenham cometido crimes de guerra durante o conflito.

Iniciativas internacionais financiadas pelos EUA, como o Grupo Consultivo de Crimes de Atrocidade para a Ucrânia (ACA), forneceram apoio técnico e supervisionaram as autoridades ucranianas. Kiev tem sido elogiada por seus aliados ocidentais pelo esforço de investigar os crimes enquanto a guerra ainda persiste.

O que está em jogo envolve seis projetos financiados pelos EUA no Gabinete do Procurador Geral (PGO), avaliados em US$ 89 milhões, conforme indicado em um documento ucraniano sobre o financiamento e os cortes dos EUA acessado pela Reuters.

O financiamento de pelo menos cinco desses projetos já foi interrompido, de acordo com cinco fontes diretamente envolvidas, que relataram a suspensão nos pagamentos. Os projetos afetados lidavam com questões como a preservação de evidências do campo de batalha, iniciativas anticorrupção e reformas no sistema de acusação da Ucrânia.

Dois desses projetos eram financiados pela USAID, três pelo Bureau of International Narcotics and Law Enforcement e um diretamente pelo Departamento de Estado, segundo o documento.

Desse financiamento, US$ 47 milhões eram especificamente destinados à responsabilização por crimes de guerra, conforme indicado no documento.

Os impactos nos programas relacionados aos crimes de guerra, conforme descritos pelas fontes e pelo documento, não haviam sido divulgados anteriormente. A maioria das fontes falou sob anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Embora esses programas não impactem diretamente os esforços da linha de frente da Ucrânia para se defender contra os ataques russos, os defensores argumentam que eles representam a melhor oportunidade para documentar de forma abrangente as atrocidades registradas no campo de batalha, no maior conflito europeu desde a Segunda Guerra Mundial, que agora se aproxima de seu terceiro ano.

A Reuters não conseguiu determinar se os projetos afetados foram especificamente alvo do congelamento ou se foram vítimas da abrangência geral da suspensão de 90 dias da ajuda externa que Trump anunciou ao assumir o cargo em 20 de janeiro.

A Casa Branca, o Departamento de Estado e o procurador da Ucrânia não responderam aos pedidos de comentários sobre o impacto e a finalidade dos cortes.

Leia também: