

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que a União Europeia (UE) "precisa estar pronta para agir conforme seus próprios interesses" caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decida impor tarifas ao bloco. Quando questionado sobre uma possível retaliação, Macron foi direto: “Já enfrentamos isso antes e estamos preparados para reagir novamente”, disse em entrevista à CNN.
Sobre as tensões comerciais atuais, o líder francês enfatizou que mantém “uma boa relação e um diálogo franco” com os EUA, mas questionou a estratégia adotada pelos norte-americanos.
“A UE é o principal problema dos EUA? Eu não acho. O maior desafio para eles é a China, e é nisso que deveriam focar. Se os EUA querem aumentar investimentos em segurança e defesa, não deveriam prejudicar as economias europeias ao ameaçar a integração entre os dois blocos. Isso só aumentaria custos e criaria inflação nos EUA. Será que é isso que o povo americano quer? Não tenho certeza”, afirmou Macron.
Macron também afirmou que a Europa deve adotar uma postura mais proativa, em vez de se limitar a reagir às políticas de outras nações.
De acordo com ele, as prioridades para as economias europeias devem ser a competitividade, a defesa, a segurança e o progresso no campo da inteligência artificial (IA).
“Precisamos avançar rapidamente nesses assuntos e, se surgirem questões ao longo do caminho, vamos discutir e encontrar soluções”, concluiu o presidente francês.
Leia também: