As tarifas retaliatórias da “China” contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 (segunda-feira, 10, no horário de Pequim). As medidas foram anunciadas na última terça-feira, em resposta à cobrança de 10% dos “Estados Unidos” sobre as importações chinesas.
Havia expectativa por negociações entre as duas maiores economias do planeta, semelhantes às discussões que resultaram na suspensão por um mês das tarifas dos “EUA” ao “México” e ao “Canadá”.
A “Casa Branca” chegou a confirmar que o presidente americano, “Donald Trump”, conversaria com o presidente da “China”, “Xi Jinping”, na quarta-feira, mas logo depois o republicano afirmou que não haveria telefonema.
A embaixada chinesa em “Washington D.C.” informou que as tarifas entraram em vigor às 0h01, horário de Pequim (13h01 em Brasília), conforme o “Financial Times”.
De acordo com o “Ministério do Comércio da China”, o gás liquefeito e o carvão terão uma taxa de 15%, enquanto petróleo, máquinas agrícolas e veículos de grande potência serão alvo de uma tarifa de 10%.
Leia mais: