

Um áudio de outro piloto que aguardava para decolar no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, nesta sexta-feira (7), revelou que o comandante da aeronave que caiu na Barra Funda solicitou um retorno imediato momentos antes do acidente, mas não houve mais comunicação. As informações são da TV Globo.
“Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike, e não falou mais nada. E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, relatou o piloto no áudio.
O avião King Air caiu na Avenida Marquês de São Vicente, resultando na morte de duas pessoas. O acidente aconteceu por volta das 7h15, quando a aeronave, que seguia para Porto Alegre, tentou um pouso de emergência.
Leia também:
O Corpo de Bombeiros confirmou que os corpos das vítimas, identificadas como o advogado e dono da aeronave, Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos, foram localizados carbonizados dentro da fuselagem.
Imagens do acidente mostram o avião avançando em alta velocidade sobre a avenida, onde colidiu com um ônibus e gerou uma explosão. Sete pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do ônibus, que foi atendido por uma crise de ansiedade.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) comunicou que a apuração sobre o acidente está em andamento.
A última troca de informações entre o piloto e a torre de controle ainda não foi divulgada em detalhes, mas a Ação Inicial da investigação foi finalizada, e a área do acidente já foi liberada para a remoção dos destroços.
O Cenipa enfatizou que a responsabilidade pela retirada dos bens transportados cabe ao explorador da aeronave.